A Praia do Norte está localizada em Nazaré, uma tradicional vila de pescadores no distrito de Leiria, em Portugal. A praia é mundialmente famosa por causa das ondas gigantes que se formam durante o inverno. De fato, a força do mar ali é algo que impressiona. A grandiosidade da natureza fica muito evidente na Praia do Norte, e a gente se sente tão pequeno diante daquela força toda e da imponência das ondas. Mas apesar das ondas ali não serem nada serenas, olhar para toda aquela imensidão de água traz uma paz muito grande. Já visitei a praia diversas vezes, tanto em dias com alerta de ondas grandes quanto em dias normais, e aquela visão sempre me sensibiliza. A paisagem é selvagem e muito bonita.


Mar bravo na Praia do Norte

Tempestade chegando. Foi de dar medo!
Minha relação com a Praia do Norte, a princípio, foi conturbada. Na minha primeira visita, lá no inverno de 2018, uma onda bem grande me pegou de costas no mirante mais baixo do farol. Saí de lá pingando e tremendo. Mas não contente com uma onda nas costas, voltei ainda no mesmo inverno, e a minha segunda visita à praia não foi mais tranquila. Fui pega de surpresa por uma tempestade em um local descampado, uma dessas situações de ter que agachar no chão e se agarrar no que dá por causa da velocidade do vento. Dessa vez tive até que comprar roupas secas em um loja aleatória depois do ocorrido, já que eu estava completamente suja e molhada. Mas a Praia do Norte e eu fizemos as pazes, e hoje em dia nos damos bem, obrigada!






As ondas gigantes
As maiores ondas do mundo são surfadas na Praia do Norte, o local é palco de recordes mundiais. A formação de ondas gigantes acontece durante o inverno. A ondulação começa a subir em outubro, e dura até março do ano seguinte, aproximadamente.
O fenômeno acontece por causa do Canhão da Nazaré, o maior cânion submarino da Europa, com 5.000 m de profundidade e 227 km de extensão. Esse buraco gigante no fundo do mar é o responsável pela formação de ondas descomunais na Praia do Norte, e juntamente com outros elementos da natureza (como por exemplo tempestades, velocidade e direção do vento), a magia acontece.
Não é todo dia que têm ondas grandes na praia, tem que ficar de olho na previsão, e mesmo assim ela pode mudar, quem manda é a natureza. Um bom website para checar a previsão de swell é o Nazare Waves (no site também têm webcams para ver como está o movimento na praia).
A praia é muito grande, mas o melhor local para ver a formação de ondas é do Forte de São Miguel Arcanjo. Aconselho também a descer na areia, tem uma estradinha e algumas trilhas para chegar até lá a partir dos arredores do forte. As vistas lá de baixo também são muito bonitas, um ponto legal para ver as ondas de outro ângulo. A Praia do Norte não é a típica praia para se molhar os pés, as ondas quebram com força, então cuidado ao se aproximar da água.



Pequena gruta na Praia do Norte
Surf na Praia do Norte
A Praia do Norte é casa de um importante campeonato de surf, o Nazare Town Challenge, organizado pelo WSL. É uma prova de um dia apenas, e sem data específica. Ou seja, o evento pode acontece a qualquer momento durante a temporada de ondas grandes – a janela vai de novembro a março -, sendo que o dia é confirmado com 48 horas de antecedência. A prova foi realizada pela primeira vez em 2016, e tem se repetido desde então, atraindo a atenção do mundo todo para as ondas da Praia do Norte.
Ver os surfistas em ação é incrível e assustador, pois eles viram um pontinho em meio a imensidão das ondas. Vale a pena ficar um tempo na praia assistindo.
Vale a pena ficar de olho no Instagram dos Gigantes de Nazaré, a conta é super atualizada e mostra o que está acontecendo na praia, e se está rolando surf ou não. As vezes a previsão marca formação de ondas grandes, mas as condições para surf não são boas.



O Forte de São Miguel Arcanjo
O Forte de São Miguel Arcanjo está localizado no penhasco da Praia do Norte, e é ali que fica o famoso farol que aparece em tantas fotos, e também de onde se tem a melhor vista da praia e das ondas. Dentro do prédio, construído na rocha, tem um pequeno museu. Ali estão expostas as pranchas de vários surfistas famosos que pegaram ondas gigantes na Praia do Norte, assim como uma exposição que explica tudo sobre o Canhão da Nazaré e o fenômeno da formação das ondas gigantes. Vale a pena entrar no forte, ver as exposições e subir até o farol, até porque a entrada custa apenas 1 €.

Pranchas expostas dentro do Forte de São Miguel Arcanjo

Visitantes no mirante do Forte de São Miguel Arcanjo

Em volta do forte têm alguns mirantes com acesso gratuito que valem a visita, as ondas batem com força contra o penhasco, e é lindo de ver. Foi no mirante mais baixo do forte que a onda me pegou de costas na minha primeira visita à Praia do Norte. Então é bom ficar atento. O acesso não é fácil para quem tem dificuldade de locomoção, já que são várias escadarias para descer até o nível mais baixo, e o chão é irregular.




Mirante em volta do Forte de São Miguel Arcanjo, pertinho das ondas


Como chegar na Praia do Norte
Para chegar à Praia do Norte é necessário ir até Sítio, localizado no promontório, ou seja, no topo do penhasco. E de lá pegar a Estrada do Farol, uma estrada cheia de belas paisagens que te leva até o forte da praia. Dá para chegar até lá de carro, ascensor ou por escadas.
De carro: suba até o Sítio e estacione perto do Forte de São Miguel Arcanjo, ou então na estrada que leva até ele (tem vários pontos para estacionar).
Ascensor da Nazaré: o ascensor vai da vila até o Sítio, e o trecho custa 1,50 €. A partir da saída do ascensor, caminhe até a Praia do Norte. São mais ou menos uns 15 minutos caminhando.
Escadas: para quem gosta de caminhar, ou simplesmente não quer pagar o ascensor, pode subir até o Sítio pelas escadarias. É de tirar o fôlego, literalmente, mas as vistas são bonitas. Do final das escadarias até a Praia do Norte são uns 15 minutos de caminhada também.

A formação de ondas gigantes em Nazaré é o que mais atrai os turistas até a cidade no inverno. Muitos aproveitam que estão de carro alugado e param em Nazaré para ver a praia, e então dali partem para outro ponto turístico da região, como Batalha e Alcobaça. No entanto, Nazaré tem mais a oferecer, vale a pena passar pelo menos meio dia explorando a vila caso tenha tempo.
Se for dormir em Nazaré, recomendo se hospedar em algum hotel da vila (veja aqui as melhores opções de hospedagem em Nazaré), e não no Sítio, pois a infraestrutura da vila é muito melhor para os turistas. Já me hospedei no Hotel Oceano, que tem uma ótima localização – bem em frente a Praia da Nazaré -, assim como vários restaurantes por perto.
Este post contém links afiliados