Comer doce na Antuérpia é algo que eu fazia com frequência (mais alta do que eu vou admitir) quando morava na cidade. A Antuérpia é cheia de locais gostosos para adoçar a vida de seus moradores e visitantes. De balcões que dão para a calçada, no melhor estilo “compra e sai comendo pela rua”, a estabelecimentos mais arrumados, para se sentar confortavelmente e consumir a gostosura in loco, tem para todo gosto.
Minha seleção de onde comer doce na Antuérpia está eclética, além das especialidades da Bélgica, engloba também vários outros tipos de doce, ou seja, a tentação aparece de diversas formas por aqui: chocolates, cupcakes, biscoitos, waffles, brownie, entre outros. Então, abaixo listei meus pontos favoritos na Antuérpia para dar aquela elevada no nível de açúcar no sangue.
Quetzal

O Quetzal (Lijnwaadmarkt 11) não é a minha primeira indicação a toa, já que desta lista, este foi o lugar que eu mais frequentei na cidade. Quando batia vontade de comer doce na Antuérpia, era pra lá que eu ia. Eu tinha até cartão fidelidade. O cacau é a estrela do Quetzal, e é apresentado de diversas formas: brownie, petit gateau (você vai encontrar como moelleux no menu), fondue, bebidas com chocolate, como chocolate quente (várias combinações), cafés e milk-shakes. Eles utilizam cacau originário de vários países, como por exemplo Gana e Equador por exemplo, e os chocolates têm porcentagens variadas de cacau, vai do gosto do cliente. A minha pedida oficial no Quetzal é o Brownie Supreme, essa maravilhosidade da foto acima.
Hoeked Doughnuts

O Hoeked Doughnuts (Oudaan 4) é o típico local que me deixa doida, pois a vitrine é tentadora e não dá para ficar só olhando por muito tempo. O dono, Joris Verschelden, se inspirou em Nova York e Londres para desenvolver seus donuts. Mas a massa criada por Verschelden tem um diferencial: é bem leve e macia. Os sabores dos donuts variam, e as combinações são bem interessantes. Tem com pasta de amendoim, mirtilos, creme de avelã, matcha, caramelo, ganache de chocolate, framboesa com marshmallow, e até algumas opções veganas. É bem difícil escolher um só olhando para aquela vitrine deliciosa e colorida. Para quem gosta de donuts, o Hoeked Doughnuts é o local perfeito para comer doce na Antuérpia.
The Chocolate Line

De palácio real a loja de chocolates. O palácio em questão, localizado na Meir (uma das principais ruas de compras da Antuérpia), já foi a casa de Napoleão e de sua família, assim como propriedade da família real da Bélgica. Hoje em dia o palácio abriga no térreo a The Chocolate Line (Meir 50), uma das lojas de chocolate mais famosas da Antuérpia. O mestre chocolateiro Dominique Persoone cria suas delícias na antiga cozinha de Napoleão. Dali saem bombons variados e com nomes específicos, barras de chocolate, e esculturas elaboradas e divertidas. A The Chocolate Line utiliza cacau originário de várias partes do mundo, como Peru, República Dominicana, Equador, Venezuela e Vietnã por exemplo. Além disso, Persoone também tem sua própria plantação de cacau em solo mexicano, em Yucatán.
DelRey

O mestre chocolateiro e confeiteiro Bernard Proot, assim como seu filho Jan Proot, se tornaram membros da Relais Desserts, e estão entre os 100 melhores chefs confeiteiros do mundo, motivo suficiente para visitar a DelRey (Appelmansstraat 5), loja de chocolates artesanais pertencente a família, e aberta desde 1949. Atravesse a loja e vá até o The Chocolate Lounge, um café com uma vibe moderninha com um menu voltado para pastelaria refinada e doces que mais se parecem com obras de arte. Existem muitas lojas de chocolate na Antuérpia, mas são poucas as que tem um lounge com mesas para se sentar e consumir no local. Além disso, o menu do lounge também oferece algumas opções de almoço leve. O estabelecimento fica no Distrito dos Diamantes, e é a sugestão mais refinada desta lista.
Philip’s Biscuits

A Philip’s Biscuits (Oude Koornmarkt 8, e Korte Gasthuisstraat 39) é uma loja de biscoitos artesanais. Biscoito também é doce, né? Eu considero pelo menos, e sendo assim este local conquistou seu espaço nesta lista. A seleção de biscoitos é bem variada, e a combinação de sabores e texturas é deliciosa. O Philip’s Biscuits é um bom local para comprar caixas de biscoitos para presentear – pode ser a si mesmo. Ali eles fazem os famosos biscoitos em formato de mão (Antwerpse Handjes), símbolo da Antuérpia. Eles são amanteigados e equilibrados, acompanham muito bem uma bebida quente e reconfortante. A vitrine é uma delícia de se ver, e pra variar, é difícil escolher o que comprar. Mas aproveite que eles dão amostras grátis dos biscoitos, esse detalhe pode facilitar sua decisão.
Désiré de Lille

O Désiré de Lille (Schrijnwerkersstraat 16) é um salão de chá localizado no coração da Antuérpia. O local está aberto desde 1903, e é um clássico na cidade. O waffle daqui é famoso entre os locais, e de fato merece a fama que tem: é leve e derrete na boca. Existem dois tipos básicos de waffle na Bélgica: o de Liège e o de Bruxelas. O waffle do Désiré de Lille é o waffle de Bruxelas, que é retangular, com uma massa mais leve, sequinha e levemente crocante, e geralmente é servido com alguma cobertura. Eu que não sou a maior fã de waffle de Bruxelas, amo o daqui, foi sem dúvida o melhor que comi na Bélgica. Tem outras opções no menu, inclusive alguns pratos salgados, mas nosso foco aqui é saciar a vontade de comer doce na Antuérpia. Me arrependo de não ter visitado o Désiré de Lille antes, assim poderia ter ido mais vezes antes de me mudar da cidade de vez.
Momade Cupcakes

Outro local desta lista que eu batia ponto com frequência. Sempre que passava na frente e batia aquela vontade de comer um doce na Antuérpia, eu comprava pelo menos um cupcake, e saía caminhando e comendo. A Momade Cupcakes (Reyndersstraat 37, e um stand localizado dentro do Stadsfeestzaal) tem os melhores cupcakes da cidade, que são feitos diariamente, e com ingredientes de boa qualidade. A variedade é grande, são produzidos cerca de 40 sabores diferentes por dia. Os cupcakes são de três tamanhos diferentes, a fim de saciar o desejo por açúcar na medida ideal de cada um. Eu adoro os mini, que são uma ótima opção para quem quer provar vários sabores diferentes. Além disso, na Momade Cupcakes são produzidos diversos outros doces para dificultar a escolha do cliente, como bombons, biscoitos e bolos. Olhando para foto da vitrine alguém aí tem dúvidas do que pediria? Porque eu tenho todas.
Waffles de Liège

Waffle de Liège é meu estilo de waffle favorito, pois a massa é mais pesada e doce que o de Bruxelas. Uma delícia comer puro. Na Antuérpia, tem dois locais que eu gosto muito e indico, ambos para comprar e sair comendo. Minha primeira indicação é o waffle do Coffee Go (Meir 1), uma portinha com um balcão localizado na rua de compras mais famosa da cidade. Eu gosto de pedir meu waffle com chocolate derretido por cima, é simples e gostoso. Outro local que eu amo para comer waffle de Liège é o Australian Homemade Ice Cream and Waffle (Meir 60, e outra loja na De Keyserlei 45). O waffle puro já é bom, pois é meio caramelizado por fora devido aos pedaços de açúcar na massa. O sorvete artesanal daqui também vale a pedida, o criador, Frederik Van Isacker, era um amante de sorvete e criou todas as receitas de acordo com seu gosto. Então, eu recomendo chutar o balde para o espaço e pedir o waffle com uma bola de sorvete, chocolate derretido, e pedaços de morangos frescos. É felicidade instantânea!
Todas as sugestões de onde comer doce na Antuérpia que aparecem neste post se encontram no centro histórico da cidade, ou então muito próximos a ele. Ou seja, dá para chegar caminhando em todos esses paraísos do açúcar. O centro histórico da Antuérpia é a região mais movimentada e turística da cidade, sendo assim, é a melhor área para se hospedar. Veja aqui as melhores opções de hospedagem na Antuérpia, tem para todo gosto e bolso.
Este post contém links afiliados