Conhecer um novo destino implica em explorar, além das atrações turísticas, a cena gastronômica local. Então degustar cicchetti em Veneza em uma osteria, bacaro ou cicchetteria faz parte de uma experiência veneziana autêntica. Que a Itália é conhecida pela gastronomia, isso todo mundo já sabe, no entanto cada região tem seus hábitos e especialidades, e a cultura do cicchetti é uma das tradições da cozinha veneziana. Tradição esta que eu adoro.
Você leitor pode estar se perguntando do que se trata esse negócio de cicchetti. Bom, os cicchetti (esse é o plural, se for apenas um então fala-se cicchetto) são pequenos tapas, petiscos, canapés. Os mais comuns são os crostini, que são, grosso modo, fatias de pão com coberturas variadas, como frutos do mar, embutidos, queijos e vegetais. A combinação de ingredientes dos cicchetti revela uma variedade de sabores e cores, são combinações que às vezes são simples, mas resultam em uma explosão de sabores na boca.
Os cicchetti também assumem outros formatos, como por exemplo uma friturinha empanada (geralmente frutos do mar), pequenas porções de azeitonas, entre outros. O ciccheto é pequeno e o valor de cada um é baixo, então a ideia é comer vários. Ou seja, é simples, barato e gostoso fazer parte deste delicioso ritual veneziano.
Os italianos consomem cicchetti a qualquer hora do dia, geralmente na companhia de uma ombra (pequeno copo de vinho), ou um drink, como o Aperol Spritz.
Nos finais de tarde, durante o happy hour, as osterie e bacari ficam lotados, e o clima é de descontração. Os espaços são geralmente pequenos, sendo que alguns não passam de uma portinha com um balcão escondido em algum canal ou ruela estreita.
Durante as minhas andanças por Veneza, tive a oportunidade de provar os cicchetti de alguns locais variados, e abaixo listei os meus favoritos. Alguns nomes da lista são velhos conhecidos dos turistas, outros nem tanto. Agora, vamos a lista porque ela está deliciosa.
Osteria Al Squero
Os cicchetti da Osteria Al Squero (Fondamenta Nani 943) são gostosos, e ficam ainda melhores quando acompanhados de um Aperol Spritz. O local fica na beira de um canal em Dorsoduro, em frente ao histórico Squero di San Trovaso, um estaleiro de madeira do século XVII, onde se constrói e restaura gôndolas.
É divertido ficar do lado de fora observando o movimento, comendo e bebendo encostado na mureta do canal no final de uma tarde de sol. O interior tem uma vibe rústica, com algumas poucas mesas e banquetas. A osteria não é muito grande e fica lotada de locais e turistas nos finais de tarde. A variedade de cicchetti é grande, e a vitrine é colorida. Difícil escolher apenas alguns!




Cantine del Vino già Schiavi
Visitei a Cantine del Vino già Schiavi (Fondamenta Nani 992) já sabendo que as chances da experiência ser boa era grande, pois as críticas eram ótimas. O local é uma loja de vinhos com prateleiras repletas de garrafas, e um balcão com uma vitrine empolgante cheia de cicchetti. Bom, verdade seja dita, foi aqui que comi um dos melhores cicchetti em Veneza.
A variedade é grande, mas recomendo fortemente o com queijo e molho pesto (é meu queridinho, comeria vários agora). Não tem onde se sentar, você pede o que quiser no balcão e come e bebe em pé do lado de dentro ou na beira do canal. O local fica em Dorsoduro, pertinho da Osteria Al Squero, então aproveite para visitar os dois em uma tacada só.

Acqua & Mais
Vou incluir o Acqua & Mais (Campiello dei Meloni 1411-1412) na lista de onde comer cicchetti em Veneza pois, apesar das porções serem maiores que apenas um cicchetto propriamente dito, o local honra a palavra “petisco”.
O Acqua & Mais se trata de um balcão despretensioso que serve frutos do mar empanados (lula e camarão) na região de San Polo. O local é movimentado, não tem onde se sentar, e geralmente tem fila para pedir (mas anda rápido). Peça seu cone, procure um local para se sentar na beira do canal e aproveite.
Além dos cones com frutos do mar empanados, eles também oferecem cones (ou potinhos) recheados com outras gostosuras, como lula com polenta, verduras, batatas. Fica tudo exposto no balcão, é só apontar e pedir.



Mercado de Rialto
O Mercado de Rialto (Mercato di Rialto) é um famoso ponto turístico da cidade. A área é bem movimentada, e cheia de turistas passeando pelas bancas do mercado durante o dia. Mas a noite o cenário é outro! Esqueça as barracas de verduras, bancas de peixes e turistas afobados, pois quem domina a região são os jovens em busca de animação, drinks, e cicchetti em Veneza. O ambiente ao ar livre é super descontraído, com grupos de amigos que se reúnem para conversar, comer e beber nos muitos bares e osterie.


Fondamenta Misericordia & Fondamenta dei Ormesini
A Fondamenta Misericordia e a Fondamenta dei Ormesini ficam em Cannaregio, em uma zona agradável na beira de um canal. Italianos, famílias e estudantes são os maiores frequentadores da área, pelo que percebi. O que é sempre um bom sinal.
O movimento na região é grande nos finais de tarde, e quando o clima está agradável, o pessoal fica do lado de fora nas mesinhas externas, ou então sentados no chão na beira do canal. O esquema é pedir os cicchetti e as bebidas nos balcões, e aproveitar o clima agradável e descontraído do final do dia.
Dos locais que testei, recomendo a Birreria Zanon (Fondamenta dei Ormesini 2735) e o Il Paradiso Perduto (Fondamenta Misericordia 2540), ambos localizados na beira do canal, no entanto, com vibes bem diferentes um do outro.
A Birreria Zanon é um espaço pequeno, casual e informal. É um local gostoso para ficar no final da tarde com uma taça de vinho em uma mão e um cicchetto na outra. Já o Paradiso Perduto é uma osteria focada em frutos do mar. São servidos tanto pratos completos dentro do estabelecimento (que é espaçoso e com várias mesas), quanto cicchetti no balcão. Segundo o site oficial, o local é também um bar de jazz. Eu fiz meu pedido de cicchetti e vinho no balcão, e fiquei do lado de fora na beira do canal, assim como muitos outros jovens estavam fazendo.
A região é gostosa para se hospedar, pois tem aquele charme indiscutível de Veneza, com seus canais pontes e ruelinhas, e é mais tranquila que San Marco. Eu já me hospedei no Combo Venezia, e recomendo muito. O local é um complexo com hostel (com quartos privativos e compartilhados), café, restaurante e galeria. Além disso, está situado em um edifício histórico, no antigo Convento dei Crociferi. Ou seja, só pela construção histórica já vale a estadia.



Campo Santa Margherita
Um local interessante e que vale a visita é o Campo Santa Margherita e arredores, os vários restaurantes da região lotam no final da tarde. O local se trata de uma praça cercada por bares e restaurantes com uma vibe mais local, frequentada por jovens estudantes e famílias com crianças. A área é movimentada, mas com bem menos turistas que a região de San Marco.
Escolhi as osterie aleatoriamente, ou seja, onde ainda tinha lugar disponível. Dos locais que testei, o Do Draghi (Sestiere Dorsoduro 3665) se destacou por causa do ambiente agradável, os cicchetti e bebidas com bons preços, assim como o atendimento simpático. Ah, e quando você pede os cicchetti no balcão, ganha batatinhas para acompanhar.



Este post contém links afiliados