O clima de natal em Durbuy deixa ainda mais charmosa a pequena cidade localizada na região da Valônia, na Bélgica. Suas construções e ruas de pedra, becos estreitos, cantinhos fotogênicos, e a sensação de que está congelada no tempo garantem o charme da cidade que é muito bonita independente da época do ano. Porém, no final do ano o clima fica ainda mais agradável com as decorações festivas e o pequeno mercado de natal que acontece no centro histórico da cidade.

O pequeno e acolhedor mercado de natal em Durbuy
Como é o mercado de natal em Durbuy
O mercado de natal em Durbuy acontece do final de novembro até o início de janeiro do ano seguinte. O evento é compacto quando comparado a outros mercados do país (como o de Bruxelas, por exemplo), o que para mim o torna mais especial e intimista. Ou seja, o fato da cidade ser pequena reforça a sensação de “todos são bem-vindos”, revelando um ambiente acolhedor, apesar das temperaturas baixas do inverno.




As barracas de artesanato, comidas, e bebidas se espalham pela Place aux Foires, e as ruas e becos ao redor também entram no clima natalino. Nas barracas de comida você vai encontrar waffles (óbvio!), queijos, castanhas caramelizadas, salsichas assadas, entre outras opções. Mas o que não pode faltar em nenhum mercado de natal belga (além de cerveja) é Jenever, um licor típico muito consumido nessa época do ano. Os sabores de Jenever são diversos, então não deixe de provar alguns. Se gostar de licor bem doce, como eu, recomendo pedir o de melão.




Sabores variados de Jenever. É só escolher!

Castanhas caramelizadas adoçando o natal em Durbuy

O centro Durbuy é movimentado durante o dia, principalmente nos finais de semana. Além dos turistas que estão hospedados na cidade, os visitantes que moram nos arredores aproveitam para passear por lá. No entanto, é a noite que o mercado de natal em Durbuy fica mais animado, é quando as luzinhas natalinas se acendem, e as barracas realmente ganham vida com a movimentação dos visitantes.
As ruelas e estabelecimentos localizados nos arredores do mercado também ganham uma animação extra depois que a noite cai. A minha impressão é que todos os estabelecimentos fazem parte do evento de uma forma ou de outra, pois todo o centro histórico entra no clima do natal. As portas ficam abertas, mesas são colocadas nas ruas (com muitos aquecedores em volta, é claro), e os visitantes transitam entre um local e outro.

Centro histórico de Durbuy





A magia do mercado de natal em Durbuy depois que a noite cai
Onde se hospedar em Durbuy
Durbuy tem uma vibe medieval que fica ainda mais evidente depois que escurece. É uma delícia caminhar por suas ruelas de pedra e se sentir voltando no tempo. Por isso vale a pena passar uma noite na cidade, especialmente durante a época que acontece o mercado de natal, quando o centro histórico fica ainda mais bonito e animado.
A melhor região para se hospedar é o centro da cidade, nos arredores da Place aux Foires (em destaque no mapa abaixo). A zona é compacta, e é onde tudo acontece. Veja aqui as opções de hospedagem em Durbuy, ou então explore o mapa abaixo para encontrar o alojamento ideal, e aproveitar ao máximo experiência na cidade.
Informações práticas
Onde: Place aux Foires. Mas os arredores também entram no clima do evento.
Quando: as datas exatas variam de ano para ano, mas acontece sempre a partir do final de novembro e termina no início de janeiro do ano seguinte.
Este post contém links afiliados