Visitar o Mercado de Pulgas do Mauerpark (Flohmarkt im Mauerpark) é uma das atividades de domingo mais tradicionais entre os berlinenses. O mercado é um dos mais famosos de Berlim, então espere muito movimento de pessoas caminhando, bisbilhotando as barracas, comendo, bebendo e curtindo a atmosfera do final de semana, principalmente se o dia estiver ensolarado. Se gosta de feiras ao ar livre, o Mercado de Pulgas do Mauerpark é o local para se estar em Berlim no domingo.


O que vai encontrar no Mercado de Pulgas do Mauerpark
O mercado é bem grande, um dos maiores que já visitei na Alemanha, ou seja, dá para se perder por algumas horas em meio a tanta coisa. Nas muitas barracas você vai encontrar roupas vintage, móveis, câmeras fotográficas antigas, brinquedos, moedas de outras épocas, livros, utensílios domésticos, antiguidades, entre muitas outras coisas. A grande maioria das bancas vendem produtos de segunda mão, mas algumas delas comercializam produtos novos, como algumas bancas de jovens designers e artesões.
A oferta de produtos é super variada. Tem muita bugiganga, mas também muita coisa legal e interessante, uns tesouros esperando para serem descobertos, basta ter paciência para procurá-los. Algumas bancas são bem organizadas e é fácil de ver todos os produtos, no entanto outras parecem um cenário pós-apocalíptico.
Se eu precisasse mobiliar e decorar um apartamento em Berlim, e não quisesse gastar muito, o Mercado de Pulgas no Mauerpark seria um lugar que eu visitaria para comprar alguns móveis e decorações estilosas.










Se bater a fome, tem algumas barracas de comida, e alguns restaurantes a céu aberto montados pelo mercado. Agora, se bater a sede, não se preocupe, já que cerveja alemã é encontrada com facilidade. E se estiver com vontade de mostrar seus talentos musicais, tem um popular anfiteatro a céu aberto com sessões de karaokê, perto de onde acontece o mercado. Pena que quando eu fui ninguém estava cantando.


Dicas
- Negocie com o vendedor para conseguir um preço melhor no produto. É comum barganhar na feira, mas claro que se falar alemão é mais fácil. Vale a pena dar uma choradinha, pois geralmente eles fazem mais barato se você negociar. Eu comprei uma câmera original da Polaroid com cara de nova por 30 €. O primeiro preço era mais alto.
- Leve dinheiro vivo, e estipule um valor máximo para gastar caso não queira se perder nas contas. Eu fiz isso para controlar meus gastos, e assim não comprar mais do que caberia na minha mala de mão depois.
Informações práticas
Quando: aos domingos das 9h às 18h.
Onde: Bernauer Straße 63-64.
Este post contém links afiliados