Encontrar um bom lugar para tomar café da manhã na Antuérpia não é uma tarefa muito difícil. A cidade conta com uma grande variedade de cafés e padarias que são o destino ideal para tomar café da manhã, brunch, ou então comprar pães frescos e artesanais, assim como produtos da confeitaria.
A lista abaixo conta tanto com indicações famosas e conhecidas pelos turistas, quanto com locais mais frequentados pelos moradores. São cafés e padarias que eu gosto, e frequentava quando morava na Bélgica. Aliás, não deixe de ler também o meu guia de onde comer doce na Antuérpia, um post recheado de dicas para deixar sua viagem bem doce. Mas bora para a lista de onde tomar café da manhã da Antuérpia!
Goossens
A tradicional padaria Goossens (Korte Gasthuisstraat 31) foi fundada na Antuérpia em 1884 por Philippe Goossens. As receitas são autênticas, os pães são feitos a partir de métodos clássicos e artesanais, e possuem uma aparência rústica que eu adoro. A padaria, apesar de ser famosa por seu pão com passas (roggeverdommeke), que pode ser visto empilhado na vitrine, também fabrica diversos outros tipos de pães, tortas, bolos tradicionais, e os famosos biscoitos de speculaas, que são feitos da forma antiga – alguns são enormes.
O Goossens é um local famoso e super frequentado pelos moradores locais, até mesmo o estilista Dries Van Noten aparece por lá de vez em quando. A chance de ter fila na porta da padaria é grande, dependendo do horário, isso porque, além de ser famosa, a padaria é pequena e cabem pouquíssimas pessoas lá dentro (três ou quatro apenas). Ou seja, o esquema é pedir para viagem, e se deliciar em casa.





Le Pain Quotidien
O clássico belga não poderia ficar de fora desta lista. O Le Pain Quotidien (Graanmarkt 6, Steenhouwersvest 48, Mechelsesteenweg 45-47, e Lange Kievitstraat 107) é uma rede belga bem famosa de cafés e padarias, cujo nome significa “O Pão Diário”. Os pães são artesanais, feitos manualmente e com farinha orgânica moída na pedra. Além dos pães, no Le Pain Quotidien você também pode comprar produtos da confeitaria (a vitrine de doces é tentadora), tomar um café da manhã (com pães frescos e geleia caseira), um almoço leve ou lanche da tarde.
A primeira unidade do Le Pain Quotidien inaugurou em 1990 em Bruxelas, obra do chef Alan Coument. Logo a rede se multiplicou pela Bélgica, e se expandiu para outros países (inclusive o Brasil). O Le Pain Quotidien é sempre uma boa opção de local para tomar café da manhã na Antuérpia, pois é o tipo de lugar que você já vai sabendo que a qualidade é boa, independente do endereço.




Mirlo’s
Batizado segundo o apelido de sua criadora, a chef confeiteira, padeira e barista Mirlo, o café Mirlo’s (Verbondstraat 1) começou como um food truck cor-de-rosa que vendia cupcakes. No entanto, em 2015 o Mirlo’s criou raízes na Antuérpia, se transformando assim em um estabelecimento com endereço fixo. A vibe alegre do food truck foi transmitida para o ambiente do café, que tem um clima leve e agradável. Ah, fofo também, né?
Já o menu mudou bastante, sendo que vai muito além dos cupcakes. O destaque vai para os combos de café da manhã, divididos em quatro categorias: Doce, Salgado, Regular e Luxo. Além disso o menu conta com outras opções, como panqueca, rabanada, bowl de açaí, croissant, bolo, torta, e a lista segue. No Mirlo’s também é possível comprar alguns itens para decoração de interiores, que ficam espalhados pelo café.





Steinmetz
A Steinmetz (Lange Kievitstraat 64) é uma pequena padaria kosher aberta desde 1967 no bairro judeu da Antuérpia. A padaria fica fora da rota turística, sendo que os moradores do bairro, que são na grande maioria judeus, batem ponto lá.
Além do item óbvio que todo estabelecimento que carrega o nome de padaria tem, ou seja, pães, a Steinmetz conta com vários outros produtos, como bolos, docinhos e cookies. Alguns dos doces dessa padaria são feitos em grandes tabuleiros de metal, entre eles o cheesecake, que é sem firulas e muito bom. O cheesecake é vendido por peso. A senhora que atende corta na hora no tamanho que você quiser, e é provável que você saia de lá com um pedaço avantajado. Ah, a chance do tabuleiro estar vazio no final da tarde é bem grande.




Kaffeenini
O Kaffeenini (Nationalestraat 114) é um local cujo nome já denuncia um de seus produtos de destaque, ou seja, o café. No entanto, se você não faz parte da turma que ama café, não desanime, pois o menu conta com diversas outras opções, como chás, diversos tipos de chocolate quente (com aparência de milk-shake, como o da foto abaixo), assim como cervejas e drinks. Em relação à comida, as opções vão de combos fechados de café da manhã, a diversos tipos de bagel, bolos, saladas, sopas. Ou seja, o Kaffeenini é o lugar ideal para diversos momentos do seu dia, do café da manhã ao drink no final do dia.
O ambiente interno do café é bem iluminado, e a decoração é descolada. Mas nos dias bonitos, aproveite para se sentar do lado de fora, a área da calçada é super agradável (tem uma pracinha na frente). O Kaffeenini é bem popular entre os moradores locais, e apesar de estar localizado no centro histórico, não é um café que lota de turistas.





Este post contém links afiliados