A cultura da cerveja na Bélgica é Patrimônio Mundial da UNESCO. Então, listei os meus bares favoritos para beber cerveja na Antuérpia, cidade que chamei de casa por um tempo, com a intenção de honrar esse patrimônio. A lista reúne bares para diversas ocasiões. Seja para tomar uma cerveja de boa no final da tarde, para curtir uma noite mais animada e musical, ou então para saciar a sede e a fome ao mesmo tempo. A seleção está bem eclética. É claro que a cidade tem muitos locais para apreciar a bebida mais famosa do país, logo, esse guia de bares para beber cerveja na Antuérpia não tem a intenção de ser definitivo. Então, vamos a lista para matar a sede!
Billie’s Bier Kaféteria

O Billie’s Bier Kaféteria (Kammenstraat 12) é o primeiro da lista, pois é um dos meus bares queridinhos para beber cerveja na Antuérpia. Este local tem tudo para garantir uma noite agradável: é descontraído, tem uma grande variedade de cervejas, comfort food, ambiente aconchegante, uma boa playlist, e o Billie, ou seja, o bulldog que dá nome ao lugar, e que de vez em quando dá as caras por la. São 11 cervejas na pressão (que variam semanalmente) e mais de 150 tipos de cervejas engarrafadas, com opções nacionais (a grande maioria) e internacionais. Se não conseguir se decidir, então vai na sugestão do barman, ele sabe do que está falando. O andar de cima é mais tranquilo, tem várias mesas e jogos de tabuleiro disponíveis para quem quiser jogar. Em 2017 o pub criou até seu próprio festival de cerveja artesanal, o Billie’s Craft Beer Fest.
Cafee Cabron

O Cafee Cabron (Kaasrui 1) foi um dos primeiros bares que eu visitei na Antuérpia. Se trata de um bar despretensioso, e com uma vibe bem casual. A seleção de cervejas não é grande quando comparada aos outros bares desta lista, mas ele tem uma grande vantagem: música ao vivo. Todas as quartas e quintas tem performance com artistas locais ou internacionais. Os eventos são divulgados na página do Facebook, e geralmente são gratuitos. Então, se está procurando animação, esses são os melhores dias para visitar o local. Durante o dia a vibe é mais tranquila, e os consumidores diurnos de cerveja se acomodam nas mesinhas externas se a previsão do tempo permitir. O Cabron é o meu spot para beber uma cerveja de boa no final de uma tarde de sol, ou então para curtir música ao vivo, com uma cerveja na mão.
De Muze

Onde cerveja e jazz se encontram. No De Muze (Melkmarkt 15) tem banda de jazz ao vivo quase todas as noites (22h), e aos domingos à tarde (15h). O ambiente do bar é meio rústico, escurinho, charmoso, com paredes de tijolo aparente, e vigas a mostra no telhado. O De Muze atrai artistas e amantes de jazz desde a década de 60, e conquistou uma clientela fiel, sendo que ainda hoje é referência na cena noturna da Antuérpia. A vibe aconchegante, a música boa e a cerveja, formam o combo perfeito para uma noite agradável na cidade. O estabelecimento tem mais de um andar, mas para ver o show é bom se sentar no primeiro, perto do bar, onde fica a banda. A entrada é gratuita, mas a cerveja é um pouquinho mais cara quando tem show (coisa de 0,50 € a mais por copo/garrafa). Agora, se cheiro de cigarro te incomoda, prepare-se, não tem muito como fugir do cheiro no De Muze. Apesar de não ser permitido fumar dentro do local, o pessoal fuma na porta e leva o cheiro para dentro, e o ar parece não circular muito bem.
De Koninck

Lá em 1833 a família De Koninck abriu uma cervejaria com o mesmo nome na Antuérpia. Hoje em dia, a cervejaria De Koninck (Mechelsesteenweg 291) continua ocupando o mesmo galpão de sempre (só que mais modernizado), onde é possível fazer degustação de cervejas no bar oficial, petiscar queijo Kaasmeester van Tricht (recomendo!), e ainda fazer um tour interativo pela fábrica. A degustação de cervejas está inclusa no valor do tour, mas para quem quiser visitar apenas o bar, fique à vontade. É possível beber uma De Koninck (ou bolleke, como é coloquialmente conhecida) em qualquer bar da Antuérpia, mas da fonte é mais gostoso né. Além da cerveja que leva o nome da cervejaria, você também pode provar outras produzidas por eles, como a Tripel d’Anvers (vale a pedida), e a Wild Jo, por exemplo. O bar é super estiloso, e bem mais tranquilo que os outros bares desta lista, já que está localizado fora do centro histórico da Antuérpia. O bar fecha cedo, então o melhor horário para visitá-lo é no meio da tarde.
Elfde Gebod

O Elfde Gebod (Torfbrug 10), ou “Décimo Primeiro Mandamento”, é um restaurante e bar localizado ao lado da catedral da Antuérpia, sendo que a decoração condiz com o edifício vizinho. A casa já foi de propriedade da igreja, conhecida nesse período como Het Paradijs, ou seja, “O Paraíso”. O local é repleto de estátuas de anjos e santos, e a carta de cervejas é abençoada com uma grande variedade. Por ali bebe-se bem, e come-se tão bem quanto. O menu conta com alguns clássicos da culinária belga como mosselen-friet (mexilhões com fritas), e vol-au-vent (massa folhada recheada com frango e cogumelos em um molho cremoso), por exemplo. É um bom bar para comer e beber cerveja na Antuérpia, fora que o estabelecimento é, no mínimo, curioso, então vale a visita.
Pelgrom

Com mais de 100 tipos de cerveja na garrafa, e cerca de 24 opções na pressão, o Pelgrom (Pelgrimstraat 15) é o lugar perfeito para beber cerveja na Antuérpia nos dias frios. Isso porque o local tem uma vibe de porão aconchegante, com cara de que parou no tempo. O estabelecimento se trata de um bar, café e restaurante localizado no centro histórico da cidade, pertinho da catedral. A entrada te leva para o subterrâneo, onde a luz é baixa, e o ambiente é acolhedor. O menu de comida é tão belga quanto a seleção de cervejas. As opções vão de pratos a petiscos bem confeccionados, perfeitos para acompanhar sua cerveja. O Pelgrom é convidativo não só para grupos de amigos como também para casais.
Bier Central

A carta de cervejas do Bier Central (De Keyserlei 25) é extensa, sendo que o menu tem mais de 100 páginas. São 30 opções na pressão, e mais de 300 tipos de cervejas engarrafadas. Ou seja, é para deixar qualquer fã de cerveja na dúvida do que pedir. Além disso, você pode ver as garrafas mais exclusivas no teto a caminho do banheiro. O Bier Central é bem nacionalista, já que por ali só se bebe cerveja belga, e as opções de pratos do menu focam nas especialidades flamengas. O bar conta com várias mesas para se sentar (algumas, aliás, dentro de barris de cerveja), e banquinhos no balcão para quem quiser ficar mais perto das torneiras e bater um papo com os atendentes. É um dos melhores bares para beber cerveja na Antuérpia, e está localizado pertinho da estação central de trem, ou seja, chegando ou saindo da cidade, você vai passar por ele. Então, não tem como fugir!
‘t Pakhuis

A ‘t Pakhuis (Vlaamsekaai 76) é a primeira cervejaria artesanal da Antuérpia, localizada em um galpão que data de 1861 no Zuid, distrito sul da cidade. O ambiente tem clima de fábrica, é rústico e bem estiloso. Ali você pode degustar cervejas fresquinhas, não filtradas, não pasteurizadas e exclusivas, como a Antwerps Blond (frutada), a Antwerps Bruin (de cor marrom suave, feita com malte caramelizado), e a Den Bangelijke (frutada, e a mais forte de todas). Cada cerveja é servida em um copo específico, assim como é de se esperar de uma cervejaria belga que se preze. O local também é uma brasserie com um o menu variado que conta com alguns pratos típicos da região, como o stoofvlees (ensopado de carne) e o vol-au-vent, por exemplo. Ah, e os deliciosos kaaskroketten (croquetes de queijo), que me deixam com água na boca de lembrar. Para quem quiser visitar a cervejaria, tem tour guiado mediante reserva.
Este post contém links afiliados